“Eu choro por você, meu irmão Jônatas; como eu o estimava! Como era maravilhoso o seu amor para mim, melhor ainda do que o amor das mulheres. “
2 Samuel 1.26 NTLH
“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte” 1João 3.14
A amizade cristã é um tema importante de ser tratado pois reflete bastante em nossa vida enquanto cristãos e mesmo como cidadãos em nossa vida secular.
Nosso próprio senhor Jesus colocou em prática a amizade: “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. “ João 15.15 ARC. Ele não forçou nenhuma situação, ele esperou o "tempo" de cada um. Sua vida foi abnegada, ele serviu antes de ensinar sobre serviço. Ele amou antes de ensinar que devemos amar a Deus e o próximo. Ele se expôs, caminhou junto, fez churrasco de peixe na praia com seus discípulos, abriu mão de momentos preciosos a sós com o Pai, confrontou, ensinou, corrigiu, sofreu e chorou pelos seus. Ele sabia o que era relacionamentos. Ele nos chamou para fazer o mesmo! Isso só é possível entre amigos. A amizade cristã é sobrenaturalmente poderosa!
Uma amizade pode ser comparada a um cálice de cristal, muito bonito porém frágil. A palavra de Deus nos ensina a importância de se ter amigos, pessoas que não apenas nos apóiam mas nos criticam quando estamos errados. Eis um ótimo exemplo:
Amizade de Davi por Jônatas:
Era uma amizade importante para os dois, havia cumplicidade e zelo. Se completavam.
“Saul e Davi terminaram a sua conversa. Jônatas, filho de Saul, começou a sentir uma profunda amizade por Davi e veio a amá-lo como a si mesmo. Daquele dia em diante Saul levou Davi para a sua casa e não deixou que voltasse para a casa do seu pai. Jônatas e Davi fizeram um juramento de amizade, pois Jônatas tinha grande amor por Davi.” 1 Samuel 18.1-3 NTLH
Jônatas aplacou a ira do rei Saul sobre Davi(1 Samuel 19), consolou Davi enquanto este era perseguido pelo rei.
Embora muitos distorcem essa passagem para apoiar o homossexualismo, essa é uma das passagens em que Deus mais nos ensina sobre amizade.
Mas a Bíblia também ensina sobre como não cultivar a amizade, eis mais um exemplo:
Amnon e Jonadabe:
Amnon, um dos filhos de Davi, não escolheu seus amigos como o fez o seu pai. Ao invés de cultivar amizades boas e saudáveis, ele escolheu como companheiro seu primo Jonadabe (2 Samuel 13:3). Quando Amnon falou com este amigo sobre os seus desejos errados pela própria irmã, Jonadabe teve uma oportunidade excelente para corrigir e ajudar o seu primo. Infelizmente, ele fez ao contrário. Ele "ajudou" Amnon a descobrir uma maneira de estuprar a própria irmã! Além de levar Amnon a humilhar e odiar a moça inocente e a magoar profundamente o seu pai (2 Samuel 13:4-21), o conselho de Jonadabe levou, afinal, à morte do próprio Amnon (2 Samuel 13:22-36). Jonadabe até teve coragem de tentar confortar Davi depois da morte de Amnon! Que amigo!
Segundo a Bíblia então devemos
Escolher cuidadosamente os nossos amigos, evitando amizades que nos levariam ao pecado.
Valorizar amigos que nos corrigem quando erramos.
Ser amigos fiéis e de confiança, especialmente nos momentos difíceis quando os amigos mais precisam de nós.
Relacionamento com Deus
Moisés falou com Deus como a um amigo.(2 Crônicas 20.7)
Deus valoriza a amizade:
Enquanto Jó orava por seus amigos, Deus mudou sua sorte.(Jó 42.10)
Deus nos dá o privilégio de sermos seus amigos.”Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai.” João 15.15
“O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão. “Provérbios 17.17 NTLH
“Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão. “ Provérbios 18.24 NTLH
Wiliam Passaglia Castilhos
Fontes: http://www.jocum.org.br/opiniao.php?materia=216
http://www.estudosdabiblia.net/d109.htm
Bíblia Sagrada em diversas versões
Nenhum comentário:
Postar um comentário