Mais vistas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Não pecarei por um minuto

Muitos podem até achar estranho este título. Afinal, fomos chamados para uma vida inteira de santidade. Isso parece ser uma heresia, concordo e me lembro de Jesus dando “alfinetadas” nos seus críticos, usando expressões que escondiam uma verdade. Mas calma lá não estou tentando alfinetar ninguém, mas sim chamar a sua atenção.

Lembro de uma situação em que um campeão de natação deu uma entrevista, após ter superado diversos desafios e vencido uma espécie de corrida aquática que usa boias como marcadores de distância. A entrevistadora perguntou como ele havia conseguido vencer toda aquela prova sem desanimar, ele respondeu que apenas nadava até a próxima boia.

Cometemos erros quando colocamos metas difíceis demais, ou longas ao ponto de desanimarmos por não ver a linha de chegada. Paulo tinha a esperança de ver a volta de Jesus ainda na sua geração, e nada era capaz de retirar essa sua confiança, chega a declarar em 1 Tessalonicenses 4:17 sua ansiedade em encontrar com o Senhor nos ares a qualquer momento: “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. Paulo vivia cada segundo esperando a volta de Jesus, acabou morrendo sem vê-la, porém hoje temos a mesma esperança.

Voltando ao título, o mesmo se passa diante do pecado. Comprometemo-nos a vigiar em todo o tempo, sabendo que nos é armado um laço em cada esquina, um pensamento pecaminoso a cada situação, o qual devemos evitar, pois sabemos quem é contra nós e quanto nos ameaça como um leão faminto, pronto a dar o bote. Há ainda nossa carne que conspira contra nosso relacionamento com Deus.

Portanto, se temos nossa visão constantemente alinhada à cruz, não teremos tempo de pecar, pois assim como aquele que pega no arado e olha pra trás, desfazendo o propósito de estar naquela função, a de arar em linha reta, também é verdade que aquele que assim se posiciona, olhando para o alvo, acaba por viver cada momento, vigiando em todo tempo, como aliás o próprio Senhor Jesus ensinou em Lucas 21:36: “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem”.

Enfim, tendo esse objetivo, passamos a valorizar bem mais nossas decisões, já que por elas nosso futuro está sendo decidido.

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Filpenses 3:14


Com amor em Cristo, Wiliam Passaglia Castilhos

Soli Deo Gloria